fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar

Funcionamento da Mocidade

Mocidade Espírita

A Mocidade é o Núcleo de Trabalho do Instituto do Jovem que irá atender, acompanhar e direcionar o jovem, a partir de 12 anos, nas atividades da Casa Espírita, bem como propiciar trocas de experiências e oportunidades de contribuições dos jovens para a própria Mocidade e para o Centro Espírita que estão vinculados. Propõe em seu trabalho, cursos, atividades práticas, oficinas de arte e recreação, atividades de reforma íntima e alegria cristã que visam enriquecer o patrimônio espiritual do jovem e prepará-lo para as atividades do Centro Espírita, fortalecendo-o na atual encarnação. Sendo ainda um núcleo onde formará amigos/companheiros para a sua jornada terrestre. A seguir vamos conhecer Núcleo de Mocidade, seus aspectos doutrinários e pedagógicos. “A mocidade tem capital importância, porque é a primeira orientação para o destino; nela, o esquecimento do passado é completo; este não existe mais, e todas as suas potências estão voltadas para o futuro. Eis por que os moralistas e os educadores concentraram sua experiência e seus esforços nesse prefácio da vida humana [...].” (Léon Denis, O grande enigma, 9. ed., p. 200).

Horário de Funcionamento

Horário Atividade
8:00 - 08:10 Preparação geral dos trabalhadores do Centro Espírita
8:10 - 08:15 Deslocamento para sala de planejamento
8:15 - 9:00 Planejamento dos Instrutores/Escola do Trabalhador Jovem
8:30 - 09:30 Tratamento espiritual infanto-juvenil (direcionados para jovens em tratamento)
9:00 - 09:10 Recepção/Alegria Cristã/Prece
9:10 - 09:40 Oficinas Recreativas
9:40 - 10:00 Lanche
10:00 - 11:10 Atividades Práticas / Visitas
11:10 - 11:20 Intervalo
11:20 - 11:40 Reforma Íntima
11:40 - 12:35 Curso (55’) e prece final em sala
12:35 - 12:45 Sopa/Organização do local
12:45 - 13:00 Encerramento dos trabalhadores

Objetivos

Direcionamento

Traçar diretrizes seguras, dentro do Evangelho de Jesus, a fim de que, através da sua formação moral, seja o jovem a base de uma sociedade mais humanizada e feliz

Estímulo

Estimular o jovem ao trabalho no bem, e à iniciativa da autoeducação

Acompanhamento

Acompanhar o desenvolvimento físico, moral e psicológico do jovem, proporcionando estudos doutrinários e atividades práticas

Integração

Propiciar meios de integrar a juventude a Jesus

A importância da mocidade espírita para o jovem

“[...] Realçamos o papel preponderante das Mocidades Espíritas, que se avolumam no cenário da pátria e se constituem em alicerce sólido contra as investidas do mal. A assistência dos bons espíritos, incluindo a orientação dos guardiões pessoais, é ostensiva nas reuniões da galera jovem. Os temas são tratados na sua linguagem usual; a abordagem é feita na medida exata da sua compreensão; o clima astral é leve, alegre e descontraído.” (Luiz Sérgio, O que os jovens podem ensinar?, p. 31).

Juventude e Jesus!

Quando essas duas forças estiverem integradas, à daqueles que tudo de¬sejam realizar, com audácia nem sempre refletida, mas honesta, com a Da¬quele que tudo podia operar e limitou-se a cumprir a vontade do Pai, que O enviara, então, teremos conquistado com base nos Códigos Supremos da vida e da alma, o eloquente progresso, desde há tanto anelado. A Juventude, vitalizada pela mensagem de Jesus, será imbatível e incorruptível força pro¬gressista, dirigindo para a perene ventura todos quantos tiverem aproveita¬do os tempos juvenis, para a sementeira, nos seus próprios rumos, das luzes do trabalho e do amor, como Ele ensinou.” (Ivan de Albuquerque, Cântico da juventude, 2. ed., p. 25-26).

Estudo

As aulas serão ministradas, preferencialmente, com a valorização do estudo em grupo. “Tanto para os jovens como para os adultos o estudo em grupo é o mais eficiente até porque nós não podemos esquecer que na base do Cristianismo, o próprio Jesus desistiu de agir sozinho, procurando agir em grupo”. (Francisco Cândido Xavier e Emmanuel, A terra e o semeador, 5. ed., p. 80-81).

Atendimento em Níveis

A Editora Auta de Souza divulga a metodologia O Centro Espírita: Escola da alma, e sua proposta de evangelização tem início na Escola de Evangelização Espírita Infantil com a divisão pedagógica em Nível I (Crianças de 0 a 5 anos) e Nível II (Crianças de 06 a 11 anos), dando continuidade na Mocidade com o Nível III (Jovens de 12 e 13 anos) e Nível IV (Jovens a partir de 14 anos). Cada nível possui uma grade curricular própria com vistas a um atendimento adequado a cada realidade.

Nível III

Atende os jovens provindos da Escola de Evangelização Espírita Infantil, da comunidade, aqueles encaminhados pelo tratamento espiritual da Casa Espírita e filhos de trabalhadores. O Nível III possui grade curricular própria com 2 anos de duração com cursos semestrais. “O adolescente está em formação e, naturalmente, possuindo forças que devem ser canalizadas com equilíbrio para que não o transtorne, necessita de apoio e de discernimento, de orientação familiar, porque lhe falta a experiência que melhor ensina os rumos a seguir em qualquer tentame de vida.“ (Joanna de Ângelis, Adolescência e Vida, 5. ed., p. 26).


GRADE CURRICULAR DO NIVEL III

Nível III Curso 1 Curso 2 Curso 3 Curso 4
Jovens de 12 e 13 anos O Jovem e a Doutrina Espírita O Jovem e a Família O Jovem e os Vícios O Jovem e o Sexo

GRADE CURRICULAR DO NÍVEL IV

Aos 14 anos, o jovem dará continuidade aos estudos na Mocidade e será convidado a estar na Escola de Estudos Espíritas (Sábado à noite) a fim de se integrar também ao programa da Mediunidade da Casa Espírita. A estrutura curricular do Nível IV corresponde aos quatro primeiros cursos sequenciais e fundamentais seguidos pelos cursos de livre escolha.


CURSOS SEQUENCIAIS E FUNDAMENTAIS

Nível IV Curso 1 Curso 2 Curso 3 Curso 4
Jovens acima de 14 anos Espiritismo para Juventude Gincana - O Livro dos Espíritos Juventude em Defesa da Vida e pela Paz Jesus para a Juventude

CURSOS DE LIVRE ESCOLHA

Nível IV Curso 1 Curso 2 Curso 3 Curso 4
Jovens acima de 14 anos Viver Vale a Pena! Evolução em Dois Mundos Juventude, sexualidade e família Juventude, ácool e outras drogas